Covid-19: Clubes catarinenses fazem 605 testes e apenas nove dão positivo

Seis clubes já estão com seus atletas em atividades in loco e realizaram os exames.

Foto: Foto;Divulgação


Em datas diferentes, os clubes catarinenses retomaram os treinamentos a partir da semana passada e, conforme recomendado pelo Protocolo Médico, foi realizada uma bateria de testes, em seus atletas e colaboradores, visando avaliar o perfil epidemiológico e a situação de imunização do grupo em relação à COVID-19. Seis clubes já estão com seus atletas em atividades in loco e realizaram os exames. Ao todo, foram feitos 605 testes (entre os de RT-PCR, sorologia venosa e sorologia por testes rápidos) e somente nove deram positivo, sendo cinco atletas e quatro colaboradores administrativos.

O Avaí foi o primeiro clube a fazer a testagem. Realizou 167 testes, em duas modelagens diferentes de acordo com o perfil de risco, sendo 63 com atletas, comissão técnica e departamento médico (RT-PCR e sorológico venosa por químio luminescência) e 94 testes rápidos nos demais colaboradores, que tiveram 93 resultados negativos e 1 positivo IgG. Já entre os atletas foram contabilizados quatro registros positivos de COVID-19. Dentre eles, um ativo, em quarentena, e os demais já com anticorpos IgG para a doença.

O Figueirense realizou 61 testes com seus jogadores, comissão técnica e demais colaboradores do Centro de Formação e Treinamento (CFT) do Cambirela e não constatou nenhum caso positivo de Coronavírus. Ainda faltam testar os cerca de 80 funcionários administrativos, cujos exames estão previstos para semana que vem.

A Chapecoense realizou 39 testes RT-PCR nos atletas do grupo principal, todos negativos, e 221 testes rápidos nos atletas, familiares, comissão técnica, departamento de futebol, staff e colaboradores diretos ao futebol. Somente dois testaram IgM positivos: a mãe de um membro do departamento de futebol e outra colaboradora, esposa de um colaborador do staff, ambos assintomáticos. Esses casos positivos foram reportados à Vigilância Epidemiológica do município de Chapecó, afastados de suas respectivas funções e aguardam em quarentena para retorno às atividades.

O Juventus retornou na semana passada. Aplicou 34 testes, sem registros positivos. Em Joinville, o JEC recomeçou o treinamento nesta semana, com parte do grupo. 37 testes foram realizados, todos com resultados negativos. No Brusque, os resultados foram liberados nesta quarta-feira, contabilizando 46 coletas negativas e 1 positiva. Após o atleta ser comunicado sobre o resultado, o mesmo foi encaminhado ao ambulatório da Unimed para seguir o protocolo de tratamento.

DEMAIS CLUBES

Criciúma, Concórdia, Marcílio Dias e Tubarão ainda permanecem sem treinos presenciais, realizando apenas atividades à distância. Os times devem realizar os testes, com a aprovação do protocolo de retorno do Campeonato, pelo Governo de SC, e a definição de retorno dos treinos.

Com Informações: Celso Aurélio


Imagens


Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento