Mulheres que precisam de cirurgia de reconstrução de mamas devem procurar Secretarias de Saúde

O mutirão será realizado com recursos de R$ 1,5 milhão de emenda da deputada Carmen Zanotto.

Com a intenção de atender as mulheres catarinenses mastectomizadas, foi iniciado um mutirão de cirurgias de reconstrução de mamas. As mulheres que por decorrência do câncer, tiveram uma ou ambas as mamas retiradas e, ou mutiladas e que ainda não fizeram a cirurgia reparadora serão beneficiadas. A princípio serão realizadas dez cirurgias por mês no Hospital Universitário em Florianópolis. 

Para que este mutirão fosse possível, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) destinou R$ 1,5 milhão de recursos de sua Emenda Parlamentar Individual. 

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, Hospital Universitário (HU), Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina COSEMS/SC. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.334 mulheres catarinenses fizeram a mastectomia entre os anos de 2014 e 2019, porém apenas 346 fizeram a cirurgia de reconstrução de mamas. Desta forma, a AMUCC irá realizar um chamamento para auxiliar na localização dessas mulheres, encaminhando a Secretaria, que vai incluí-las no Sistema de Regulação, as Secretarias Municipais de Saúde também ficam responsáveis para o encaminhamento das pacientes. 

"Essa é uma situação ainda invisível, no Brasil apenas 13,88% das mulheres fizeram a cirurgia reconstrutiva, em Santa Catarina são 14,82%, mas precisamos aumentar o acesso. É necessário realizar o procedimento para devolver a autoestima dessas mulheres e fazer com que elas não se sintam mutiladas toda vez que se olharem no espelho", afirma Carmen Zanotto. 

O Hospital Universitário é o primeiro a aderir o mutirão, mas a expectativa é que outras unidades hospitalares também possam realizar este procedimento, conforme cronograma da Secretaria de Estado da Saúde. 

Cadastro

 

O cadastramento das pacientes pode ser feito através da AMUCC no site www.amucc.org.br com. A Secretaria de Saúde do Estado ou do município onde a paciente reside fará contato.

Fotos: Assessoria Carmen Zanotto

Imagens


Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento