Coluna Paulo Ramos Derengoski 08/09/2020

A Bela Matriarca Gertrudes Ramos

 Nasceu em 1781 na freguesia de Nossa Senhora do Pilar, província de São Paulo.

 A 27 de Agosto de 1804, com 24 anos de idade, casou na vila de Santo Antônio da Lapa, com Laureano Jose de Ramos.

 Da Lapa, onde tiveram o filho David, em 1806, o casal transferiu residência para Santo Antônio da Patrulga, RS onde por volta de 1812, já com três filhos, veio a fixar definitivamente, residência em Lages-SC.

 Maria Gertrudes faleceu a seis de Abril de 1873, aos 92 anos de idade, na Fazenda Guarda-Mór, na Coxilha Rica, em cujo cemitério foi sepultada, ao lado do marido Laureano.

 Seu testamento, fora feito, em 10 de Outubro de 1871, quando Maria Gertrudes declarou sua filiação e naturalidade. Devida a deficiência visual não pode assinar. A Fazenda "Guarda-Mór", tinha meia sesmaria menos 150 braças e foi na ocasião avaliada em vinte contos de réis.

 Houve uma controvérsia quanto ao sobrenome de Maria Gertrudes. Alguns confundiram o nome da vila em que ela nasceu "Pilar", referindo-se a mulher do Laureano como sendo Maria Gertrudes Pilar, quando o seu verdadeiro nome era Maria Gertrudes de Moura. Por outro lado, os assentamentos referentes ao batismo dos filhos David e Vidal José, nas cidades de Lapa e Lages.

 A numerosa descendência de Laureano, esplahou-se por Santa Catarina (a maior parte), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e outros Estados. As cidades com maior número de descendentes são Lages, Florianópolis e Rio de Janeiro. Dos filhos de Laureano os que tiveram as famílias mais numerosas foram, Henrique, Luiz, José e Vidal.

 Luiz teve 10 filhos, 37 netos, 156 bisnetos. Vidal teve, 13 filhos e centena de netos e bisnetos. Se contarmos desde os Açores ( Matheus José Coelho) até aos nossos dias, serão nove gerações, com milhares de descendentes, em mais de dois séculos.

 Os Ramos, prósperos fazendeiros, em Lages, e Rio Grande do Sul, tiveram importante atuação, na vida pública e política de nosso Estado e mesmo do País, destacando-se, entre outras posições, como Superintendentes Municipais, Vereadores, Prefeitos de Estado, Depútados Estaduais, Presidentes de assembléia, Arcebispo, Deputados Federais, Senadores da República, Presidentes da Câmara e Senado, Governadores(seis), Vice-Gorvenadores(seis), Vice-Governadores, Presidente da República, como é o caso de Nereu Ramos.

 A mais poderosa família de SC, que governou o Estado por 50 anos. E por serem cultos, honestos e ricos, chegaram á Presidência do Brasil com o grande Nereu Ramos em 1955, assegurando a democracia.



Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento