Prêmio Elisabete Anderle dispõe de R$ 7 milhões para projetos culturais

Cultura, Marciano Corrêa

 

Pessoas físicas, maiores de 18 anos, e jurídicas, voltadas ao segmento cultural, podem concorrer

Na manhã desta quarta-feira (10), artistas e produtores culturais conheceram e tiraram dúvidas sobre o edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura. Nesta edição, serão distribuídos R$ 7 milhões, divididos em 228 prêmios. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de fevereiro. Esta á uma ação do governo do Estado, e em Lages tem o apoio da Fundação Cultural (FCL). O integrante da Comissão de Organização e Acompanhamento, Alzemi Machado, foi quem fez a explanação sobre o Prêmio, na sala de treinamentos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Esta ferramenta de premiação destinada a aportar recursos à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão de trabalhos artísticos e culturais de pessoas físicas e jurídicas, em conjunto com as ações desenvolvidas pelo Funcultural, a partir do sistema Seitec, efetiva-se como mais um instrumento de fomento ao setor cultural. O edital atenderá as categorias de artes populares, artes visuais, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro.

Alzemi diz que pessoas físicas, maiores de 18 anos, e jurídicas, voltadas ao segmento cultural, podem concorrer. As inscrições devem ser feitas pelas agências do Correio. “O que vale é a data de postagem. Isso pode ser feito só até o dia 11”, reforça. Quanto à avaliação, que passa pela análise documental e mérito do projeto, o técnico destaca que os jurados serão especialistas da cultura e das artes não residentes no Estado. Nesta edição não haverá prestação de contas e sim um relatório de execução de atividades. “Entendemos que, como é um prêmio, não existe necessidade de prestação de contas com a apresentação de três orçamentos e notas”, exemplifica.

Para o superintendente da FCL, Mauricio Neves de Jesus, uma ação como esta precisa ser apoiada, divulgada e difundida entre a classe cultural. E isso passa pelos Conselhos Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) e Municipal de Politica Cultural (CMPC). Os conselheiros receberão cartilhas com orientações sobre como participar do prêmio.  A FCL também poderá passar informações sobre o edital, porém, as dúvidas devem ser encaminhadas diretamente à Comissão pelo endereço de e-mail elisabeteanderle2014@fcc.sc.gov.br. No sitewww.fcc.sc.gov.br estão disponíveis o edital, lista de documentos, ficha de inscrição e outros formulários.

 



14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento