Track Day abre temporada de provas em circuito de 1.600 metros

15 Abril 2019 10:52:00

A Copa Lages de Automobilismo conta com apoio da Prefeitura de Lages, através da Diretoria de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Foto: Marcelo Pakinha

As provas de Track Day iniciaram às 14 horas deste domingo (14 de abril), na pista de corridas das Pedras Brancas, reunindo pilotos vinculados à Associação Serrana de Automotores (ASA). Com largada individual, cada competidor percorre circuito de 1.600 metros, formado por uma reta de mais ou menos 600 metros e o restante da pista com curvas acentuadas. O vencedor é sempre quem faz o menor tempo. A pista das das Pedras Brancas está localizado próximo à Pousada Refúgio do Lago, na SC-114, Km 10 (Lages-São Joaquim). 

Pilotos de Lages e de municípios da Serra Catarinense competem nesta prova, a maioria deles empresários do ramo de oficinas de carro. A prova não é competitiva. O piloto Márcio Ramos (vice-presidente da ASA), que também compete em provas oficiais de automobilismo, em nível estadual, disse que a segurança dos pilotos é fundamental, e desta forma a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc) exige, entre outros itens, que os carros estejam equipados com "Santo Antonio" (gaiola de proteção interna), extintor, banco concha, cinto cinco pontas e capacete para o piloto.

Márcio, que é mecânico, explica como um carro comum (Chevete, por exemplo), que desenvolve normalmente uma velocidade máxima de 110 km/h, é levado para a pista de corrida: "ele é turbinado, com biela e pistão forjados, freio a disco nas quatro rodas, mais freio de transmissão (basicamente). Assim o carro passa a atingir até 170 Km/h, na pista de corrida".

Com este tipo de carro, é permitida apenas correr em autódromos e com fiscalização da federação de automobilismo. São veículos adaptados, os quais não têm nem para choque nem faróis.

Track Day

É uma prova originada nos Estados Unidos, muito desenvolvida em Curitiba e São Paulo, com provas organizadas em pistas profissionais ou privadas. Reúne tanto carros como motos, sendo que os carros correm e um circuito (com largada de tempo individual) e as motos em forma de arrancada (em duplas).

"Em sua tradução literal, Track Day significa "Dia na Pista". Trata-se de um evento esportivo, em que condutores habilitados podem conduzir seu veículo em um autódromo profissional, com papel na conscientização dos participantes de que existe local certo e seguro para a prática. E que este local não é a rua. Existem duas modalidades distintas de Track Day - Car Track Day: Destinada a carros de passeio e caminhonetes leves e Moto Track Day: Destinada a motocicletas", explica o diretor de eventos da Secretaria de Turismo, da Prefeitura de Lages, Henrique Belling.

"Difundida em países europeus e nos Estados Unidos, no Brasil algumas escolas de pilotagem em conjunto as suas prefeituras já aplicam o Track Day. Atualmente, no Brasil, este tipo de evento tem sido promovido por participantes de clubes de carros com carros de diversas potências. O evento movimenta a economia das oficinas e setores de peça da região, além de proporcionar entretenimento para toda a família prestigiado em num domingo em Lages", fala Belling.

A Copa Lages de Automobilismo conta com apoio da Prefeitura de Lages, através da Diretoria de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Esta prova abre a temporada de provas em circuito de 1.600 metros, consolidando o setor de eventos esportivos e turísticos do município de Lages.

Estiveram na pista das Pedras Brancas, neste domingo, o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, e o Executivo de Turismo, do Município, Luís Carlos Pinheiro.






Texto: Iran Rosa de Moraes 

Imagens



14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento