Adrel apresentou projetos em andamento e firmou convênio de cooperação com Órion Parque Tecnológico

A reunião foi conduzida pelo atual presidente da instituição André Arruda e pelo secretário executivo César lavoura

Foto: Divulgação

Prestigiada por autoridades, empresários da região e consultores de Florianópolis, a Assembléia Geral da Adrel - Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos, na terça-feira (16/04), apresentou projetos em andamento, firmou convênio de cooperação com Orion Parque Tecnológico e discutiu ações e projetos futuros. A reunião foi conduzida pelo atual presidente da instituição André Arruda e pelo secretário executivo César lavoura.

Primeira, com a nova formação do Conselho de Administração, na reunião se comentou sobre a a estrutura institucional e o propósito da Constituição do Conselho Empresarial, do Conselho Comunitário Regional e Conselho Acadêmico, além do Conselho Político já constituído pelos prefeitos dos Municípios lindeiros ao reservatório da Barra Grande. O projeto em andamento de internacionalização dos produtos e serviços e a criação da pré-incubadora da Região dos Lagos ocupou boa parte do encontro.

Financiado com apoio do Instituto Alcoa e da Energética Barra Grande é uma iniciativa da Adrel para capacitação de metodologia e implantação de uma pré-incubadora de projetos e negócios na região, a criação do portal virtual Parque dos lagos, combinado com aplicativo de e-commerce e Marketplace para venda de produtos e bens simbólicos da Região dos Lagos. No sentido de viabilizar o projeto a Adrel firmou uma importante parceria com Orion Parque Tecnológico e conta com assessoria da equipe da Via Estação Conhecimento ligada a Universidade Federal de Santa Catarina.

O convênio aponta para criação do primeiro núcleo de desenvolvimento do Orion Parque para além da sua estrutura sediada em Lages. O presidente Valmir Marcos Tortelli estava presente para firmar o acordo e o diretor executivo Claiton Camargo de Souza explanou sobre as possibilidades para projetos e negócios inovadores e o que representa a integração dos esforços entre as duas instituições. Os presentes Também puderam conhecer como será a programação do portal Parque dos lagos e do aplicativo de e-commerce, previamente chamado de Shopping virtual dos Lagos, com o diretor da empresa Multinet Sistemas, Maurélio Cesar Pereira, responsável pelo desenvolvimento das tecnologias.

A empresa sediada em Florianópolis é a proprietária de um dos sites de turismo mais antigos do Brasil o Guia Floripa, atualmente, com audiência média diária de 30 mil acessos. A empresa deseja firmar parceria comercial com a região para divulgar conteúdos e a oferta turística. Foi demonstrado o funcionamento do aplicativo de e-commerce e marketplace do shopping virtual dos Lagos, que representará uma nova oportunidade para venda de produtos e bens simbólicos.

A Adrel conta com apoio do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense CISAMA para auxiliar na organização e divulgação da ferramenta entre as agroindústrias e empresas integradas a essa instituição, representada, na ocasião, pelo Diretor Executivo Selênio Sartori. Outra pauta da reunião foi o projeto em andamento, executado pelo CISAMA em parceria com Adrel, da Obra de Infraestrutura Turística na Orla Fluvial do Reservatório da Barra Grande, que implementará estruturas de apoio náutico em forma de pieres flutuantes e rampas para dar acesso às embarcações no reservatório.

O projeto financiado com recursos do Ministério do Turismo retomou as obras com a execução, na última semana, da rampa em concreto de 30 metros para acesso ao lago, concluindo essa etapa do empreendimento, que já havia construído um quiosque no Município de Pinhal da Serra, RS. Ficou decidido que a continuidade dos trabalhos se dará no município de Capão alto com a implantação da rampa de acesso, pier flutuante e a construção do Centro de Atendimento ao Turista, as margens da br-116, próximo a ponte da divisa entre SC e RS.

Como próximas ações se discutiu a organização de uma expedição para imprensa no reservatório, como parte da estratégia de divulgação da região para promoção de eventos náuticos. Pretende-se com essa ação a integração das iniciativas existentes e o estreitamento com entidades de turismo como o CONSERRA em SC e o CONDESUS no RS. Também foi mencionado sobre a iniciativa de profissionais do Jornalismo e de comunicação de ambos os estados para produção de um programa de audio-visual chamando Barrancas e Fronteiras para vinculação na internet de conteúdos culturais e de entretenimento na região.

A ADREL criada em 27/04/2010 para o detalhamento, implantação e operação do complexo ambiental, turístico e cultural no território do Rio Pelotas e Bacia do Rio Uruguai, propõe desenvolver as seguintes atividades permanentes descritas em seu estatuto: Pesquisa, Organização e divulgação de informações sobre a região; Fomento e incentivo empresarial, treinamento e capacitação profissional; Estudos, planejamento e captação de recursos e investimentos; Planejamento, elaboração, implantação e acompanhamento de políticas públicas. 

Fonte: Agência de Desenvolvimento da região dos Lagos

Imagens



14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento