Encontro inspira prefeitas de municípios catarinenses a ampliar a rede de voluntariado no estado

Cada encontro buscou mostrar maneiras de viabilizar o voluntariado nos municípios por meio da Rede Laço. Foram recebidas primeiras-damas e prefeitas de todas as regiões do Estado, divididas em grupos para as atividades

Foto: DIVULGAÇÃO

A primeira-dama do Governo do Estado, Késia Martins da Silva, recebeu na Casa d'Agronômica nesta sexta-feira, 19, as prefeitas de municípios de Santa Catarina. O encontro encerrou a série de reuniões que começaram no dia 5 de fevereiro e trouxeram, também, primeiras-damas catarinenses. O objetivo da iniciativa foi apresentar a rede de voluntariado do Estado, a Rede Laço, propor parcerias, mostrar oportunidades para captação de recursos e capacitar municípios para elaboração de projetos.

Prefeitas e primeiras-damas retornam aos seus municípios prontas para conectar as instituições de voluntariado ao suporte da Rede Laço. De acordo com Késia Martins, essa aproximação com mulheres líderes de seus municípios, a motiva continuar formando laços. "Hoje, foi uma tarde muito agradável e de muita troca. Reunimos as prefeitas dos nossos municípios catarinenses. Mulheres fortes, que, com garra e determinação, conquistaram o seu espaço dentro da política e assumiram esse grande compromisso de ajudar e transformar a sociedade. Me sinto grata por essa aproximação. Esse encontro me trouxe muita inspiração", destaca.

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, lembrou que ser mulher na política é um grande desafio, e por isso, a união entre as prefeitas é fundamental. "É muito interessante conhecer a realidade de outras gestoras municipais. Acho que o encontro foi muito bacana nesse sentido, para mostrar que o Estado é um só, mesmo sendo cidades às vezes distantes e diferentes umas das outras, nós compartilhamos os mesmos sentimentos, os mesmo desafios, os mesmos problemas, e como mulheres, as mesmas esperanças", pontua.

Na reunião, foram apresentadas as possibilidades dos municípios apoiarem o terceiro setor. Para a prefeita de Água Doce, Nelci Fátima Bortolinni, a tarde foi ímpar. "É importante, pois é no município que a vida das pessoas acontece. E é muito grande a necessidade de pensar em projetos que envolvam voluntariado e fortalecer o terceiro setor nos municípios. Temos que engajar as pessoas nessa causa, para que juntos nós possamos fazer a diferença através das entidades", afirma.

A prefeita de Sombrio, Extremo Sul do estado, Gislaine Cunha, ressaltou a importância do voluntariado. "Tem uma frase de Guimarães Rosa em que ele diz: onde tem um pouquinho de amor, existe saúde. As pessoas querem se doar, trabalhar e cuidar do outro. Com toda certeza, essa reunião só irá fortalecer ainda mais os catarinenses", sintetiza.

Cada encontro buscou mostrar maneiras de viabilizar o voluntariado nos municípios por meio da Rede Laço. Foram recebidas primeiras-damas e prefeitas de todas as regiões do Estado, divididas em grupos para as atividades.

Imagens


Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento