ADEVIPS pode ser ajudada pela conta da luz

13 Março 2019 12:20:00

'Precisamos de ajuda do lageano para que nossa equipe continue atendendo a comunidade que precisa de apoio', diz o diretor administrativo Adilson Mendes França

Adilson mostrando como funciona o soraban

A Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano presta serviço à comunidade há 23 anos. Com o Marco Regulatório a entidade passou por adequação. A diretoria tem encontrado formas de se manter e desenvolver atividades com as pessoas com deficiência visual. "Precisamos de ajuda do lageano para que nossa equipe continue atendendo a comunidade que precisa de apoio", diz o diretor administrativo Adilson Mendes França.   A Adevips opera hoje com 6 funcionários, 10 funcionários cedidos e 8 voluntários.  

No prédio que funciona próximo a Catedral é oferecida aula de orientação e mobilidade (o deficiente visual aprende a andar de bengala); Aula de braile; Informática; Educação física; Soroban (cálculos matemáticos); AVA - Atividades da Vida Autônoma. Em torno de 75% dos participantes da instituição perderam a visão depois de adultos. "Todo cuidado é pouco, devemos ter atenção diariamente", comenta Adilson.  

Luz, água, aluguel, folha de pagamento, material de limpeza, telefone, são alguns dos gastos mensais da Adevips. Recentemente, a Celesc fechou convênio com a entidade como forma de a comunidade contribuir com os projetos e mantê-la. Rifas, almoços, o trabalho no Recanto do Pinhão e algumas formas de doações são artifícios encontrados pela diretoria para levantar dinheiro.  

André Luis Batista, 49 anos agradece o apoio recebido. "Uma mudança de vida a Adevips promoveu, primeiro perdi a visão total e depois ficando parcial", falou. Ele está há 4 anos na entidade e hoje é estudante de direito na Uniplac, faltando apenas 3 disciplinas para concluir o curso. Outros deficientes visuais tem curso superior, como é o caso da Ritinha, muito conhecida na cidade.

Ao todo, pessoas com baixa visão somam 20%, o restante com cegueira total fazem parte da Adevips. Entre em contato com a entidade e saiba como fazer doação na conta da luz.

Você também pode ajudar: Rua Frei Gabriel, 173 - Tel: 3222-6721 - E-mail: adevipsserrana@gmail.com.


Imagens



14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento