Curso técnico a distância é alternativa para quem quer estudar em horários flexíveis

14 Março 2019 14:54:00

Na modalidade de ensino a distância o aluno organiza seus horários de aula e estudo

Na modalidade de ensino a distância o aluno organiza seus horários de aula e estudo. Com essa flexibilidade, o número de profissionais que buscam uma qualificação técnica vem aumentando. O público-alvo deste modelo, é o trabalhador que já tem conhecimento e experiência profissional, no entanto, sente a necessidade em voltar a estudar para aperfeiçoamento das suas competências e não tem disponibilidade de tempo para cursos presenciais, com frequência diária.

Os jovens estudantes têm encontrado no modelo de ensino uma opção para iniciar a profissionalização ou um complemento concomitante à graduação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem cursos EAD há cerca de dois anos e, nos próximos dias, iniciam mais duas turmas.

O aluno pode estudar quando considerar melhor, mas precisa estar presente na instituição pelo menos uma vez na semana. O Coordenador de Educação Profissional e Corporativa do Senai na Serra Catarinense, Adilson Soares de Souza reforça que nessa oportunidade o aluno irá conhecer equipamentos de cada área específica. "Eles vêm até a unidade para ter aula no laboratório, vivenciando de forma prática o que estudou durante o período".

Um ambiente virtual de estudos dá condições ao aluno de acessar os conteúdos de cada disciplina. O estudante pode usar a plataforma no computador ou celular, em casa ou na unidade do Senai. Para completar, uma biblioteca virtual está à disposição para que possa pesquisar onde estiver. O Senai ainda disponibiliza material físico de apoio aos alunos. Além disso, existem um tutor, que os atende em dias específicos, e uma monitoria para ajudar nas questões de auxílio à metodologia e conteúdo.

"A tecnologia está aí para ser usada a nosso favor. O rendimento dos estudantes é o mesmo que no ensino presencial", garante Adilson. Ele destaca que na turma que está concluindo o curso de Automação Industrial, cinco alunos já trabalhavam e resolveram se qualificar. Na maioria dos casos, as empresas estimulam, de alguma forma, que façam essa capacitação.

Incentivo para o colaborador da indústria e ex-aluno

O Senai está com inscrições abertas para os cursos de Automação Industrial e Segurança do Trabalho. Todos iniciam na próxima semana. Para quem atua na indústria ou estudou na instituição, o Senai incentiva com o oferecimento de desconto na matrícula e mensalidade. Para ingressar, os interessados podem preencher o formulário pela internet, no endereço sc.senai.br/cursos, ou pessoalmente na unidade. É preciso levar RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.

Como o encontro presencial ocorre à noite, o aluno precisa ter, no mínimo, 16 anos. Outro requisito é ter cursado o segundo ano do ensino médio. Mais informações podem ser obtida pelo telefone 32213800.






Fonte: Catarinas Comunicação

Imagens

14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento