Capão Alto incentiva formalização de queijarias para gerar emprego e renda

A informação foi dada a reportagem de O Momento pelo prefeito, Tito Pereira Freitas que também responde como secretário municipal de agricultura

Foto: Joel de Oliveira Micuim

O município de Capão Alto através do serviço de inspeção municipal e da secretaria de agricultura tem buscando incentivar que as queijarias locais se formalizem gerando assim emprego e renda.

A informação foi dada a reportagem de O Momento pelo prefeito, Tito Pereira Freitas que também responde como secretário municipal de agricultura, durante a realização de uma das etapas do 3º Concurso Regional do Queijo Artesanal Serrano na sede da Câmara de Vereadores. "Estamos nós esforçando em parceria com o Cisama/Amures, Epagri e a nossa secretaria de agricultura local para que possamos mostrar os nossos produtores a importância de sair da informalidade e assim gerar mais renda para seus familiares" detalha o prefeito Tito Freitas.


Ainda neste sentido que a Epagri em parceria com o Cisana/Amures vem trabalhando com os serviços de inspeção municipal e principalmente com as secretarias municipais de agricultura para que se conscientizem as famílias serranas que se formalizar é o melhor caminho para vender mais o que se produz.

Para o diretor municipal de agricultura de Capão Alto, Cláudio José Antunes do Amaral a ideia da administração municipal é fazer com que o queijo artesanal capãoaltense também seja reconhecido em outros cantos do estado, mas para isso os agricultores precisam ouvir os apelos da administração e se regularizarem para obterem um selo de inspeção e assim poder expandir seu negocio.

Concurso - Para motivar e incentivar os produtores de queijo da Serra Catarinense a se regulamentarem Epagri, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Apoio da Associação dos produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense além de estarem dando suporte através de orientações estão realizando concursos do queijo artesanal serrano.

O mais recente concurso que foi o terceiro realizado ocorreu em três etapas dívidas nas cidades de São Joaquim, Bocaina do Sul e Capão Alto e os classificados foram avaliados na etapa final junto a Festa Nacional do Pinhão.

Texto: Joel de Oliveira Micuim. 


Imagens



14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento