Agricultura é a base da economia do município de Cerro Negro

Ações têm conseguido tirar o nome do município da lista como um dos piores IDHs do estado

A maior parte da população do município de Cerro Negro vive na área rural, e mais de 80% vive da agricultura familiar. A pecuária também é uma das bases da economia, a soja e o milho são os grãos mais produzidos além do feijão. De acordo com o cadastro da Epagri, existem cerca de 700 propriedades rurais ocupando uma área de 23.844 hectares (ha), ocupadas pela agricultura e a pecuária no município. Além das tradicionais culturas agrícolas, existem outras plantações alternativas, mas também com grande destaque na economia, como a produção de morangos em larga escala, amora, kiwi, uva, e laranja, que contam com projetos de extensão da Epagri. Cerro Negro conta com o programa municipal Porteira Adentro, Lei 730/2017, que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de infraestrutura, principalmente nas pequenas propriedades rurais do município.

A frota agrícola do município conta com tratores e demais implementos necessários para realizar as atividades agrícolas. Também conta com profissionais da Secretaria da Agricultura que prestam auxilio técnico para a população, como agrônomo, técnicos agrícolas e veterinários.

O município tem grandes áreas que podem ser exploradas tanto no interior com a agricultura, como na área urbana no setor industrial. A área industrial do município está em desenvolvimento e conta com projetos da prefeitura para a aquisição de novas áreas com infraestrutura para a instalação de novos empreendimentos.

Outras atividades que se destacam em Cerro Negro são os reflorestamentos, a indústria madeireira da região é um forte pilar da economia serrana. Uma outra atividade muito importante da economia na área rural é a confecção de laços de couro. Os "laceiros", como são chamados os fabricantes dos laços, carregam a tradição de realizar esse trabalho há muitos anos, um trabalho que passa de gerações. É praticamente um trabalho artesão, e sua qualidade é conhecida nacionalmente. Um trabalho praticamente todo informal, mas de total importância para a economia do município.

Imagens


Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento