Saúde de Otacílio leva pacientes para cirurgia por artroscopia

É um procedimento cirúrgico endoscópico minimamente invasivo através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação

Foto: DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Otacílio Costa está avançando cada vez mais no quesito conquistas inovadoras. O caso é que 9 pacientes conseguiram através dos Mutirões que a Secretaria vem participando, de cirurgias que dificilmente se consegue pelo SUS, através de artroscopia. 

Artroscopia é um procedimento cirúrgico endoscópico minimamente invasivo através do qual se examina e, por vezes, se realiza o tratamento dos danos do interior de uma articulação. É realizada utilizando um artroscópio, um tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão. 

As cirurgias ocorreram na cidade de Nova Trento e estes pacientes puderam tratar de problemas de joelho, menisco e ligamentos. Além dos mutirões de catarata, agora a Secretaria conseguiu através destas parcerias, novos tipos de cirurgias, o que tem desafogado a espera de pacientes, dando a Otacílio Costa, uma saúde muito mais ampla e contemplativa.  

O próprio Secretário tem ido junto com os pacientes nestes mutirões de cirurgia para que os mesmos se sintam amparados, bem assessorados e nos casos de problemas burocráticos, já ter o poder de solução dos casos. 

"Os pacientes ficam surpresos quando veem o Secretário indo junto, claro que não posso ir a todas, pois preciso cuidar de todo o sistema de saúde do Município e isso tem que ser presencial e 24h por dia, mas também acho importante acompanhar essas pessoas e dar maior suporte neste momento tão importante para elas", explica Fernando, Secretário de Saúde. 


Imagens



14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento