Feira de economia solidária e agricultura familiar movimenta Lages e região

Estas ações fomentam e formam novos grupos para continuar o trabalho

A feira de economia solidária e agricultura familiar, tem por propósito o incentivo à participação dinâmica na criação de empreendimentos solidários, fomentando o fortalecimento do setor rural e comércio solidário. Refere-se a uma nova perspectiva de economia, reinventando essa mesma prática, ampliando a geração de renda através do trabalho cooperativado.

A distribuição direta, produção coletiva, autonomia, sustentabilidade, solidariedade, comércio justo e ético, são princípios imprescindíveis que caracterizam o desenvolvimento e execução desta ação. Representa um espaço de visibilidade aos feirantes que participam ativamente disponibilizando suas mercadorias, contribuindo com produtos de qualidade para uma população de Lages e região, desta maneira, estabelecendo laços entre produtores e consumidores.

Diante das dimensões que são requeridas, de acordo com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), sendo elas (economicamente, culturalmente e politicamente) foi desenvolvido pelo IFSC Campus Lages, o projeto de extensão iniciativas de promoção e apoio às feiras de economia solidária, agricultura familiar e alimentos orgânicos do município. Este projeto tem como objetivo resgatar como características vigentes da feira, criando práticas para o fortalecimento geral, divulgação, promoção cultural e progresso do comércio altruísta.

O projeto está sob coordenação da servidora do IFSC lageano, Rita Timmermann e das bolsistas / alunos Thamires Yaguinuna Kaneko, Hatsuo Yaguinuna Kaneko e Naira Fava. A feira ocorre como sextas-feiras, na Praça Vidal Ramos Sênior, ao lado do terminal, com o horário de funcionamento das 8:00 às 17:00, com diversos produtos hortifrutigranjeiro (verduras e frutas da estação, ovos, mel, queijo, geleias entre outros), pães e bolachas, artesanato da região.

O objetivo do Fórum Regional e do Conselho Municipal de Economia Solidária, é fomentar e formar novos grupos. Esta ação já obteve resultados satisfatórios. Na última semana três novos empreendimentos solidários já se integraram ao movimento, uma promessa de que é possível se desenvolver humana, social, cultural e ecologicamente, com sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e todos os seres que nele habitam.


Texto/Foto: Naira Fava - Personal Trainer, Terapeuta Integrativa e Yogateacher (Nay_marketing@hotmail.com) especial para OM.


Imagens

Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento