Senta que lá vem história- Agosto, o mês do desgosto; o mês do cachorro louco; o mês que nunca acaba! - Um mês cheio de curiosidades!

Último dia do mês de agosto, Ufa! Com ele vai a sensação de estarmos no mês mais longo do ano - embora ele tenha apenas e normais 31 dias. Em agosto o tempo parece se arrastar, os dias parecem durar mais e esse mês parece que nunca mais vai ter fim. Você já olhou para seu calendário hoje? E reparou que o mês de agosto tem algo diferente não é?

O mês de agosto, neste ano, tem 5 domingos, 5 segundas e 5 terças, e isso acontece somente uma vez a cada 823 anos. Os chineses chamam isto de "BOLSO CHEIO DE DINHEIRO", bom né!? Segundo a cultura do Feng Shui, aquele que conta tal fato aos outros nos primeiros dias de setembro, atrairá muito dinheiro." Mas há quem diga ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar.

No século 16, época das grandes navegações, era em agosto que as caravelas iam ao mar. Assim, as namoradas dos navegadores nunca casavam neste mês já que, além de não poder desfrutar da lua-de-mel, poderiam passar rapidamente da condição de recém-casadas para a de viúvas.

Segundo o escritor Mário Souto Maior, a tradição se consagrou com a frase "casar em agosto traz desgosto", que foi resumida para nossa conhecida "agosto, mês do desgosto".

A fama de mês agourento cresceu no século 20, graças a acontecimentos como o suicídio de Getúlio Vargas, (24/8/1954), e a renúncia de Jânio Quadros (25/8/1961). Juscelino Kubitschek faleceu, já como ex-presidente, em um acidente de automóvel no dia 22 de agosto de 1976, a 1ª Guerra Mundial começou em 1º de agosto de 1914, Hitler assumiu o governo na Alemanha em 3 de agosto de 1932, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial, o início da construção do Muro de Berlim foi em 13 de agosto de 1961, a morte de Marilyn Monroe sob a suspeita de suicídio aconteceu em 5 de agosto de 1962, em 5 de agosto de 1955, morre a cantora Carmen Miranda, aos 46 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Mas a má fama de agosto não é exclusividade da cultura luso-brasileira. Os romanos, no século 1, acreditavam que um dragão passeava pelo céu noturno em agosto (mês, aliás, batizado por eles em homenagem ao imperador Augusto). O monstro nada mais era do que a constelação de Leão, mais visível nessa época do ano.

O nome agosto foi dado pelos romanos em homenagem ao imperador Augusto, e como vaidade e inveja sempre estiveram presentes entre os homens, ele não quis ficar atrás de Julio César e fez questão que agosto também tivesse 31 dias como o julho de Julio.

O mês de agosto também ficou conhecido como "mês do cachorro louco" devido a maior proliferação do vírus da raiva durante o século 16, o que mudou com a maior imunização dos animais. Outra interpretação que faz muito sentido é que no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos e brigam para conquistar a fêmea.

Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhe mais. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de "loucos", daí a expressão "Cachorro Louco".

Na Argentina havia uma crença de que lavar a cabeça durante o mês de agosto chama a morte, e na África o dia 24 de agosto é conhecido como "dia em que o Diabo anda solto". Na última quarta-feira do mês de agosto na cidade de Buñol, em Valência na Espanha, é comemorada a festa La Tomatina, em que turistas e espanhóis se reúnem para jogar tomates uns nos outros. São encaminhadas e produzidas toneladas de tomate em função desse evento.

Mas de um todo, agosto não é um mês ruim. Em 3 de agosto de 1988, a censura e a tortura chegam ao fim e a liberdade de expressão intelectual e de imprensa são aprovadas por uma Assembleia Nacional Constituinte.

Agosto é o mês dos seguintes alimentos: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pêra, limão, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina, agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula, abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.

Em 7 de agosto de 1996, a NASA encontrou evidências de vida primitiva em Marte;

A Cruz Vermelha foi criada em 8 de agosto de 1864;

Thomas Edison apresenta seu primeiro aparato telefônico, que superou o antigo sistema de Felipe Heiss, aperfeiçoado por Bell, em 30 de agosto de 1879;

Em 27 de agosto de 1910 nasceu "Madre Teresa de Calcutá", religiosa albanesa, ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 1979, sob o nome de Agnes Gonxha;

Nos primeiros sete dias do mês de agosto é realizada a semana mundial da amamentação. Por isso, desde 2017, o mês de agosto foi escolhido pelo Governo Federal como o mês de conscientização do aleitamento materno;

Madonna nasceu em 16 de agosto de 1959;

Em 15 de agosto de 1969 aconteceu a primeira edição do festival Wodstock em Yasgur, Nova York;

Fonte e foto: Portal Sul

Imagens

Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento