#Esporte

Xadrez lageano disputa Pan-Americano em Timbó

Com esforços próprios e de patrocinadores dupla vai à competição

Foto: Divulgação Redes Sociais
Marco Cordeiro e Moacir Andrade são os enxadristas de Lages na competição

Os enxadristas lageanos Marco Cordeiro e Moacir Andrade disputam, entre os dias 01 e 05 de dezembro, o Campeonato Pan-Americano Amador de Xadrez 2021.

A competição, que reúne os melhores enxadristas com pontuação máxima até 1700 pontos (no caso de Moacir) e 2300 pontos (no caso de Marco) acontece em Timbó no médio vale do Itajaí e os Campeões irá representar como Américas no Campeonato Mundial, que acontece na Ilha de Malta, no primeiro semestre de 2022. Em Timbó, cada jogador disputará 09 rodadas de 4h cada, valendo pontos no Ranking Internacional e ainda pode valer o título de Mestre da Federação Internacional de Xadrez (Mestre FIDE), caso os inscritos sejam de pelo menos três países.

Para Marco, que é Mestre Nacional de Xadrez, uma competição é muito importante porque pode habilitar seu título, hoje Nacional, em Internacional (Mestre FIDE), um exemplo do único lageano titulado em âmbito Internacional, o Mestre FIDE Alfeu Júnior Varela Bueno: " Preciso focar e jogar muito bem este Pan-Americano, obter a vaga para o Mundial e o título de Mestre FIDE, isso será muito bom para minha caminhada ", análise de Mestre Marco. Já para Moacir, que disputa a categoria até 1700 Pontos, pois as chances são muito boas de trazer uma colocação de destaque para Lages. Logo depois de participar dos Jogos Abertos, semana passada em São José, Moacir está num ritmo de jogo muito bom e fará o seu melhor para conquistar o título: "Sei das dificuldades, mas estou forte e quero ir bem nesse Pan 2021", declara Moacir, um dos 53 inscritos de cinco países.

Os enxadristas viajam com apoio da Construtora TLM e BHC Lages e as disputas já acontecem na quarta-feira, (1º / 12) a partir das 13h30 no Timbó Park Hotel.


Imagens

Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento