Escassez do salmão abre mercado para a truta

A truta salmonada é um peixe bastante similar ao salmão. Em Santa Catarina, os proprietários de restaurantes viram na truta a substituição do pescado, que é igualmente saboroso, nutritivo, e bem mais barato. A aquisição está sendo feita na Serra Catarinense.

Local, Marciano Corrêa
truta.jpg

 

Lages – 18/05/2016 - Talvez você deva estar se perguntando, o que a truta tem a ver com o salmão? Neste momento, tudo. É que grande parte do salmão vem da importação diretamente da Costa Sul do Chile. O problema é que um surto de algas tem matado milhões da espécie por asfixia, fazendo com que a entrega caísse em mais de 50%. Resultado. O mercado brasileiro sente os reflexos com a falta e o encarecimento do produto, que é bastante popular em restaurantes chineses, por exemplo. A truta salmonada é um peixe bastante similar ao salmão. Em Santa Catarina, os proprietários de restaurantes viram na truta a substituição do pescado, que é igualmente saboroso, nutritivo, e bem mais barato. A aquisição está sendo feita na Serra Catarinense.

 

Como a renovação do ciclo produtivo do salmão no Chile deverá levar de sete a oito meses, o jeito será mesmo a “importação” da truta da Serra Catarinense, um peixe bastante adaptado às condições climáticas da região. A partir da instalação da indústria de processamento, em Lages, que absorve principalmente a truta, a produção tem crescido. Somente no âmbito da indústria, 14 produtores estão ligados à Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta). São eles que garantem a autossuficiência para abastecer a indústria Belopeixes, em cerca de 2,5 toneladas por semana. A produção é crescente. Pelo menos mais 30 novos produtores deverão se associar à entidade, exatamente pela perspectiva de alta no consumo da truta em todo o Sul do Brasil.

 

O estímulo ao consumo da truta vem também da presença de um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3, que reforça o valor nutritivo do peixe. O ômega 3 é um ácido que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. Auxilia, também, na regeneração de células nervosas, influindo no combate à depressão e distúrbios do sono. Por atuar no sistema nervoso, o ômega 3 diminui o risco de desenvolvimento do Mal de Alzheimer, demência e cansaço mental. Outro fator é o de que a cor da truta salmonada é condicionada à alimentação natural dos peixes criados na Serra Catarinense.

Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento