Árvore da espécie Carvalho embeleza o centro de Bocaina do Sul

Era o ano de 1982 e o funcionário público da Prefeitura de Lages, Sr. Sebastião Coelho de Liz, popular "Tião Coeio" estava conversando com seu amigo Nilton, o popular "Projeto", que trabalhava na EPAGRI, do Distrito (na época) de Bocaina do Sul, para verem a possibilidade de plantarem árvores no centro da cidade. Alguns dias se passaram até que "Projeto" chamou seu amigo "Tião Coeio" para falar que estava com duas mudas de árvores da espécie Carvalho (quercus), para plantarem no centro do Distrito.

Nascido e morando até os dias de hoje em Bocaina do Sul, "Tião Coeio" relembra o fato, "tudo teve início com o Nilton que disse que seria bom plantarmos duas árvores bonitas em nossa cidade. Realmente dias depois de me falar para plantarmos, ele apareceu com duas mudas de Carvalho. No dia seguinte, quando fui plantar, só havia uma muda e apesar de investigarmos nunca ninguém soube o que aconteceu com a outra muda ".

Plantada com muito carinho e cuidado, "Tião Coeio" como gosta de ser chamado, conta como foi o cuidado com Carvalho, "fiz uma cerca em volta da árvore para evitar que animais ou até mesmo pessoas a prejudicassem. Cuidamos com muito carinho e ela se desenvolvida muito bem ".

Nos dias de hoje quando passa pelo local, "Tião Coeio" sempre olha para ela, "me sinto muito feliz, já que o Carvalho se desenvolvido muito bem e nunca me cansarei de olhar para ele. Essa árvore está muito linda e é uma relíquia aqui de Bocaina. Posso dizer que fui um plantador de árvore que deu certo ".

A árvore Carvalho pode viver por mais de 1000 anos, sim, mais de 1000 anos de vida. Ao longo de seu crescimento essa árvore passa por vários ciclos diferentes de crescimento. A bolota é o início da vida de um carvalho, e em cada bolota existe apenas uma semente, e quando esta germina produz uma raiz central, e é esta que irá fixar uma árvore durante toda a sua existência. Este broto surge durante a primavera, germinando, assim brotará a semente que está nela.

O Carvalho de Bocaina do Sul encontra-se anexo a EPAGRI do município e em frente a Prefeitura Municipal.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Bocaina

Imagens

Logo_Branco_Sem_Fundo.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento